Verão com Sabor
Postagem: 12/11/2021

Soflê de Cenoura

Rende 4 porções (ramequins)

• 1 xícara de chá de cenoura ralada fino
• 1 ½ colher de sopa de manteiga
• 1 ½ colher de sopa de farinha de trigo
• ½ xícara de chá de leite
• ½ xícara de chá de queijo parmesão ralado fino
• 5 claras
• 3 gemas
• noz-moscada a gosto
• sal e pimenta-do-reino a gosto
• manteiga e farinha de rosca para untar e polvilhar os ramequins
 

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 200 ºC  e leve uma chaleira com água ao fogo baixo para ferver (para assar o souflê em  banho maria).

Unte com manteiga a lateral interna de quatro ramequins individuais. Polvilhe com farinha de rosca. Leve os ramequins para a geladeira enquanto prepara o suflê. Não é preciso untar o fundo.

Coloque a manteiga numa panela pequena e leve ao fogo médio. Quando derreter junte a cenoura ralada, tempere com uma pitada de sal e refogue até ficar macia.

Acrescente a farinha e mexa bem por 1 minuto. Retire a panela do fogo e junte todo o leite de uma só vez. Misture bem com o batedor de arame para dissolver todos os gruminhos de farinha. Volte a panela ao fogo médio, tempere com noz-moscada, sal e pimenta a gosto e continue mexendo até engrossar, por cerca de 2 minutos. Se preferir um suflê com a textura mais lisinha, bata com um mixer.

Transfira o creme de cenoura para uma tigela grande, acrescente o queijo ralado e misture bem. Reserve.

Separe as gemas e as claras dos ovos.

Na batedeira, bata as claras com uma pitada de sal até o ponto de neve com picos moles: comece em velocidade baixa e, quando espumar, aumente a velocidade gradualmente. Deixe bater por cerca de 5 minutos, até as claras ficarem marcadas com o batedor e as bolhas de ar próximo da parede da tigela sumirem.

Junte as gemas reservadas ao creme de cenoura e misture bem com a espátula. Adicione ⅓ das claras batidas e mexa bem com a espátula para incorporar. Adicione o restante das claras e misture delicadamente, com movimentos de baixo para cima, para não perder todo o ar incorporado.

Com uma concha, preencha cada ramequim até a borda com a massa de suflê. Nivele passando uma faca para retirar o excesso. Passe a ponta do dedo polegar por todas as bordas internas para retirar um pouquinho mais de massa — isso ajuda o suflê a crescer retinho.

Transfira os ramequins para uma assadeira. Leve ao forno preaquecido e regue a assadeira com a água fervente até metade da altura dos ramequins.

Deixe assar por cerca de 30 minutos, até os suflês crescerem e dourarem. Nunca abra o forno enquanto o suflê assa — se a temperatura baixa, o suflê murcha. Retire do forno com cuidado e sirva imediatamente.

Share
Print Friendly, PDF & Email